08/07/2019 às 14h45min - Atualizada em 08/07/2019 às 14h45min

Moradores fazem Vakinha online para transformar caminhão em espaço de brincar na Brasilândia

Com arrecadação da Vakinha online, será possível comprar todos os materiais necessários para realização do mutirão e transformar o caminhão, num lugar com condições de receber as crianças que já brincam no espaço, desta vez, com segurança e opções de lazer, como cozinha de brincadeira, rede de escalada, sala de leitura, lousas entre outras ações escolhidas pelas próprias crianças do território.

- Redação
Foto: Preto Império / Crianças participam de atividade para decidirem como sonham a transformação do caminhão abandonado.
Nas ruas das grandes cidades, quem nunca se deparou com algum automóvel velho e abandonado, com suas marcas de ferrugens, e usado, muitas vezes, até mesmo como lixeira clandestina? Na Brasilândia, distrito da periferia da Zona Norte de São Paulo, a cerca de cinco anos os moradores se deparam com a presença de um caminhão com pneus furados, portas mal soldadas, ferrugens, além de sujeira acumulada.
 
Para mudar este cenário, um grupo de moradores e voluntários se reuniram para uma tarefa audaciosa: transformar o velho automóvel em um “Caminhão de Brincar”. Mães, vizinhos e, claro, várias crianças, se reuniram para pensar, em coletivo, no que de fato o caminhão poderia se transformar. A partir disso, criaram uma Vaquinha onine, e um mutirão, a fim de transformar o caminhão abandonado em um espaço de brincar para as crianças do território. A Vaquinha online segue com arrecadação até, 11 de julho, e o mutirão acontece no dia, 13 de julho, a partir das 9 horas, na Rua Sabino Rodrigues da Silva, 55.
 
O caminhão se transformou em um ícone marcante na rua, sendo ponto de encontro de amigos nos dias ensolarados e lugar marcado nas brincadeiras entre as crianças. Transformou-se em uma alternativa mínima de lazer e distração para moradores de um dos distritos com menor acesso a aparelhos públicos de lazer da cidade, segundo o Mapa da Desigualdade de 2016.
 
“A transformação do caminhão é importante porque mostra que a gente pode persistir em um projeto, mesmo que pequeno, e todo mundo pode fazer um pouquinho e fazer a diferença”, diz Carla Pereira dos Santos , moradora do bairro e uma das articuladoras da iniciativa.

Foto: Preto Império / Crianças brincando no caminhão abandonado na zona norte de SP.
Foto: Preto Império / Crianças brincando no caminhão abandonado na zona norte de SP. 

Transformação

No primeiro encontro do grupo, as crianças não foram tímidas: túnel, escorregador, pula-pula, cozinha de brincadeira, rede de escalada, sala de leitura, lousas, cores, entre outras coisas, estão na lista de exigências.  Um desafio grande para elas próprias e para os moradores que se mobilizaram para esta ação, entre eles, marceneiro, arquitetas, serralheiro, permacultor e designers.

Dimas Reis, integrante do coletivo Preto Império, que atua nas proximidades de onde o caminhão está parado há cinco anos, é um dos mobilizadores da ação. Para ele, a possibilidade de reunir pessoas para pensar futuros e colocar a mão na massa é transformadora.  “A gente não é ensinado a fazer projeto de vida. Com este projeto estamos fazendo um exercício das crianças sonharem, planejarem e realizarem algo. Essa receitinha de três passos impregna a nossa vida. Com a transformação, as crianças vão passar pelo caminhão e poder dizer ‘fui eu quem fiz’”, diz.
 
Serviço
Mutirão Caminhão de Brincar
Data: 13 de julho a partir das 9 horas
Endereço: Sede da Preto Império - Rua Sabino Rodrigues da Silva, 55 - Vila Teresinha
Referência: Ponto final da lotação Lapa / Vila Teresinha 9181-10
Colabore com a Vakinha: http://vaka.me/622543 
Mais informações: Dimas Reis 11 9 5218-9371 / Simone Freire 11 9 9252-4807
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »