16/12/2015 às 17h02min - Atualizada em 16/12/2015 às 17h02min

Embu das Artes inaugura nova pista de skate

Pista de skate/Foto: Divulgação

Embu das Artes terá uma nova pista de skate ao lado do Parque Francisco Rizzo que será inaugurada nesta quinta-feira (17.12), o “Skate Park Embu das Artes. Com aproximadamente 454m² (41,60m X 13,50m) de área construída, a pista tem um percurso em dois níveis com diversos equipamentos ao longo do trajeto, como rampas, palcos, bancos, corrimãos, escadas e obstáculos.

Pode ser chamada de Skate Plaza, termo norte-americano que significa “praça para skatistas”, idealizada para atender ao público da modalidade "street"- proposta para os skatistas que estão acostumados a utilizar a própria infraestrutura da cidade como ambiente para suas manobras. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Embu das Artes em conjunto com os skatistas da cidade. O custo foi de R$ 149 mil.

No dia da inauguração acontecerão atividades paralelas a partir das 15h, como pista livre, atividades com alunos do programa Esporte Cidadão, coordenadas pela equipe de profissionais da Secretaria de Esportes, aquecimento para manobras de skate, competição de manobras com participação de aproximadamente 50 jovens skatistas da cidade e show de rap com Zinho Trindade e convidados.

Com 15 anos de dedicação ao skate, Guinho, 26 anos, é profissional no esporte e orientou sobre o melhor formato, obstáculos, disposição e material a ser usado na pista. Ele acredita que a pista vai fazer muito bem aos jovens da cidade, o esporte poderá crescer, incentivar o treino e até revelar futuros profissionais. “A locomoção para outros locais não será mais necessária, ficará mais perto, mais seguro, mais barato e cômodo", disse Guinho.

O Programa Esporte Cidadão, da Secretaria Municipal de Esportes, abrirá em janeiro inscrições para o curso de skate que ocorrerá na pista do Pq. Rizzo. Atualmente, cerca de 140 alunos fazem aulas de skate pelo Programa na cidade. Embu das Artes tem três pistas de skate, uma no Complexo Maringá, no Jd. Santo Eduardo, outra ao lado do Ginásio do Jd. Santa Tereza e, recentemente, foi aberta uma no CEU Jd. do Colégio.

Sobre o “street”

No skate de rua (street), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade como bancos, escadas, corrimãos e calçamento (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar. É a modalidade mais difundida e popular do skate e a mais preferida de diversas tribos ou grupos de skateboarders.

Serviço

Inauguração da Praça de Skate no Parque Francisco Rizzo Data: 17 de dezembro

Horário: 18h

Rua Alberto Giosa, 390, Centro

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »