07/12/2015 às 13h00min - Atualizada em 07/12/2015 às 13h00min

10ª da Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas em São Paulo

A Exceção e a Regra Cia Estável de Teatro/Foto: Jonatas Marques

Reunindo 11 grupos de São Paulo em apresentações no Centro e Zona Leste da cidade, a 10ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas acontece entre os dias 10 e 13 de dezembro, de quinta a domingo. Todas as vertentes do teatro popular de rua são contempladas no evento, garantindo muito humor, música, circo-teatro e diversão.

Os espetáculos são apresentados em lugares públicos, privilegiando os transeuntes. Neste ano, ocorrem no Boulevard Av. São João, (Centro, nos dias 10 e 11), na Praça do Casarão (Vila Mara, Zona Leste, no dia 12) e no Centro Cultural Arte em Construção (Cidade Tiradentes, Zona Leste, no dia 13).

Participam desta edição Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas os seguintes grupos: Eita Ação Cultural (Mirar, Migrar), Trupe Olho da Rua (Blitz – O Império Que Nunca Dorme), Nativos Terra Rasgada (Rua Sem Saída), Coletivo de Galochas (Revolução das Galochas), Companhia Teatro dos Ventos (Balaio Liberta), Companhia Estudo de Cena (Guerras Desconhecidas), Cia. Os Inventivos (Azar do Valdemar), Teatro de Rocokóz (Um Show de Variedades Palhacísticas), Grupo Teatral Engasga Gato (João de Barros - Mais Uma Brincadeira Poética), Companhia Estável de Teatro (A Exceção e a Regra) e Circo Teatro Rosa dos Ventos (Hoje tem Espetáculo!!!).

Em 2015, a Mostra tem como tema Ocupações: pelo Direito à Moradia, Educação e Cultura, indo de encontro ao atual momento vivido pelos movimentos sociais e culturais, que propõem a criação de leis ao poder público que contemplem demandas geradas pela sociedade civil, bem como à intensa mobilização gerada pelos estudantes contra a “reorganização das escolas estaduais” proposta pelo Governo do Estado de São Paulo. Além de homenagear as Ocupações Artísticas e Culturais, a Mostra será também espaço para debates acerca desses temas. As ocupações bem como os coletivos por elas responsáveis lutam para oferecer uma programação continuada, gratuita, realizando um importante trabalho social e político ao atender demandas sociais por meio de oficinas culturais, apoio escolar, acompanhamento psicopedagógico e formação profissionalizante, além de disponibilizar bibliotecas e espaços para apresentações, reuniões e debates.

A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas faz parte do calendário do teatro de rua do Estado de São Paulo, além de integrar também o roteiro nacional. Sua realização é crucial para o público, a cidade, o estado e o país, atingindo centenas de pessoas que interrompem suas trajetórias para os assistirem aos espetáculos. Outro aspecto fundamental é a mobilização, a organização dos artistas de rua que fazem do evento um momento de encontro, troca de experiências, discussão de agendas políticas para o segmento e propostas de intercâmbios. Para o Movimento de Teatro de Rua, a Lino Rojas é o exercício de “Direito à Cidade”. Sendo realizada com verbas públicas, mas pela sociedade civil organizada, a Mostra dá voz a um segmento cultural antes marginalizado, promove a celebração da arte em espaços públicos e privilegia uma produção popular e engajada.

A programação pode ser acessada pelo http://mtrsaopaulo.blogspot.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »