02/03/2015 às 14h00min - Atualizada em 02/03/2015 às 14h00min

Oficina sobre o corpo na programação do “Periferia Trans”

Estão abertas as inscrições para o mini curso “É o corpo ob-sceno? Por uma Filosofia Inteiramente Outra”, os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 10 de março através do email periferiatrans@gmail.com, além de conferir a programação completa do “Periferia Trans”, pelo site: http://periferiatrans.tumblr.com.

O curso será ministrado pelo escritor e pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Brunno Almeida Maia. O mini curso“É o corpo ob-sceno? Por uma Filosofia Inteiramente Outra”, será realizado no Galpão Cultural Humbalada, nos dias 11, 18 e 25 de março, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h, no bairro do Grajaú, Zona Sul de São Paulo.

A atividade integra a programação do projeto “Periferia Trans”, que promove o debate sobre o conceito do corpo e da sexualidade na periferia da cidade, a partir de shows, oficinas, apresentações teatrais, debates e performances.

A oficina de Almeida Maia analisa o estatuto histórico do corpo no racionalismo ocidental - em assimetria com a alma - e a sua capacidade em revelar o imaginário cultural. Partindo dos conceitos do filósofo francês Gilles Deleuze, coloca, primeiramente, a questão sob a luz do pensamento helênico-judaico-cristão-cartesiano – no qual o corpo é pensado como acesso a uma pretensa verdade. Em seguida, utiliza pensadores como Friedrich Nietzsche, Georges Bataille, Gilles Deleuze eFélix Guattari, e a literatura do Modernismo, como Virginia Woolf e Marcel Proustpara entender a epistemologia da corporeidade, que se reconfigura como a possibilidade de umatranscedência inteiramente outra.

A partir da ideia de que todo corpo é trans, no sentido de transversalidade, daquilo que atravessa ou “através de”, repensa novas formas de subjetivações e resistências no contemporâneo, especificamente a partir da fase final, estética da existência, do filósofofrancês Michel Foucault.

SERVIÇO

Mini curso “É o corpo obs-ceno? Por uma filosofia inteiramente outra”.

Ministrante: Brunno Almeida Maia – UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Dias 11, 18 e 25 de março de 2015, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h.

Atividade Gratuita.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »