28/11/2014 às 14h39min - Atualizada em 28/11/2014 às 14h39min

Festival DoLadodeCá: Jardim Elba x Dha Q Brada

Por: Juca Guimarães e Renata Asp

 

O encerramento do primeiro festival DoLadodeCá terá o encontro dos donos da casa com o time que tem origem no terrão e carrega o DNA da várzea. Jd Elba e Dha Q Brada jogam às 17h30.

 

Há 10 anos, 10 amigos se reuniram para fundar o time Dha Q Brada, da Freguesia do Ó. "Depois dos jogos, a gente falava: Vamos tomar uma saidera na quebrada. Então o time também tinha que ser Dha Q Brada", conta Cezar Oliveira, um dos diretores. Segundo a equipe, não existe campo de futebol para que as crianças joguem. Por conta disso, eles batem uma bola em ruas de terra ou até mesmo de asfalto com os cones para impedir a entrada de carros nos finais de semana. "Todo jogador de futebol profissional nasceu dentro de nos terrões da vida, mas estamos perdendo toda essa essência para a selva de pedra da cidade." É por essas e outras que o time mantém três projetos voltados às crianças: Q Brada Feliz, uma festa para mil crianças da região; Páscoa de Q Brada, festa de distribuição de ovos de páscoa e Cine Q Brada, um cinema de rua para 200 crianças, com direito a pipoca e refrigerante grátis. Para manter as contas em dia, todo ano a equipe faz uma festa de aniversário na quadra das Rosas de Ouro para 1.500 pessoas, reunindo times da zona norte, sul, leste e oeste. Faz quatro anos que o time administra uma das alas da Escola de Samba Rosas de Ouro, com 150 integrantes. A torcida organizada “Só os Lokos” bate ponto em todos os campeonatos do time e a equipe promete ganhar o jogo de sábado com o coração e suor do corpo para levar alegria a comunidade.

 

O campo Mané Garrincha, onde joga o time do Jd. Elba E.C., foi batizado com o nome do craque irreverente e genial porque é ali que a bola rola com gosto e magia. O time foi fundado em 1977 e tem como característica principal jogar com muita garra e nunca se entregar. Foi na raça que a equipe se consagrou tri-campeã da Copa Vitor Sapiensa e com grandes atuações no programa Desafio ao Galo. A venda de camisas e agasalhos do time, muito querido na várzea, é uma das principais fontes de renda da equipe. Atualmente são 15 diretores que administram o time e as ações sociais: festas de Páscoa, Dia das Crianças e Natal. O dinheiro também vem da colaboração de comerciantes da região. Além de conhecer muito bem o campo onde será disputado o Festival DoLadodeCá, o Jd. Elba E.C. é um time muito agressivo no esquema 4-3-3. Trabalhando bem a bola, eles chegam fácil ao gol adversário.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »