28/11/2014 às 11h26min - Atualizada em 28/11/2014 às 11h26min

Festival DoLadodeCá: Fumaça x Unidos do Morro

Por: Renata Asp e Juca Guimarães

 

Um time tem sua origem ligada a uma escola de samba. O outro surgiu na zona Leste depois de uma longa tradição de futebol e churrasco. Neste sábado, às 16h, o Unidos do Morro, do Taboão, joga o amistoso contra o Fumaça, da Cidade Tiradentes, na terceira partida da segunda rodada do festival DoLadodeCá. O confronto acontece no campo Mané Garrincha, na jardim Elba, zona Leste.

 

Para representar o Jardim Pirajussara, de Taboão da Serra, os parceiros de pelada Maurício, Ney Cazé, Robertão, Langa, Rogério e Izé, Maurício criaram, em 1993, a Associação Esportiva Unidos do Morro.

A história do time é marcada também pela sua escola de samba, que chega a ensaiar com a presença de cinco mil moradores da região, segundo a presidência. A equipe realiza alguns eventos para a comunidade, como festas caipiras, dia das crianças, feriados, festivais de jogos e também ações de incentivo à prática de esportes. À frente do time vem a torcida e a bateria; representação de força para o Unidos do Morro. O presidente José Roberto da Silva diz que “A equipe faz futebol com alegria, garra e determinação rumo à vitória.”

 

Quando o time Fumaça foi fundado, em 1993, a Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade ainda era uma região com muitas chácaras e matas cheias de árvores. O pessoal gostava de jogar bola perto do mato, onde não tinha muito sol, e depois fazer um belo churrasco de confraternização. Foi justamente a fumaça dos churrascos pós-peladas que deu origem ao nome do time. Em 2006, o time virou uma associação, com registro e ata, e intensificou os trabalhos sociais, como a distribuição de cestas básicas.

Todo mês de agosto acontece a grande festa de aniversário do time. Para se manter, o time faz uma média de duas festas por mês na sede social e também busca patrocinadores por campeonato disputado. Sem um campo próprio, o time basicamente só disputa campeonatos de várzea. São raros os amistosos. Por isso, é uma equipe bastante competitiva e focada no resultado. O Fumaça gosta de manter a posse de bola e sair jogando bonito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »