10/11/2014 às 18h42min - Atualizada em 10/11/2014 às 18h42min

Festival DoLadodeCá reúne "nata" da várzea e várias atrações

A primeira edição do Festival DoLadodeCá acontece nos dias 22 e 29 de novembro de 2014 e reúne 18 das maiores equipes do futebol de várzea em jogos amistosos. O evento acontece nos campos do CDC Jardim Ibirapuera, na zona sul, e Mané Garrincha, localizado no Jardim Elba, zona leste da capital.

O Festival ainda conta com rodas de samba do compositor Nego Branco, distribuição de brindes, concursos entre torcidas dos times que concorrem a bandeirões, presença dos comentaristas do Narra Várzea e blitz do Comando da Trans (Rádio Transcontinental).

 

O objetivo do Festival DoLadodeCá é fortalecer a cultura periférica “para” e “entre” as comunidades neste mês da Consciência Negra, porque a várzea também é negra. Os times foram cuidadosamente selecionados para se enfrentarem em jogos que são clássicos do cenário varzeano. Com a iniciativa de empreendedores sociais e culturais, o futebol de várzea se tornou um dos pilares da periferia, viabilizando lazer e geração de renda. “Cada troféu conquistado simboliza o fortalecimento da autoestima da favela”, revela Beto, diretor do time Vida Loka do Jardim São Luiz.

 

O Narra Várzea é um projeto pioneiro e inovador criado e formado por Kennyata, Dugueto Shabbaz, Edurado Brechó, Akins Kinte, Alex Barcellos e DJ Tano, este time de peso de músicos, poetas e articulados de quebrada, se reúne pra fazer os comentários em beiras de campo de jogos de várzea. Segundo Brechó, "é uma narração malandreada, que envolve poesia, zueira e música".

 

Nego Branco é revelação do samba e pagode paulista, ex-integrante do grupo Reunião de Amigos, é autor do sucesso "Favela Fashion Week", que foi regravado por Leandro Sapucahy. Compositor e cantor, Nego agora segue em carreira solo, lançou seu álbum de estréia recentemente chamado "Sou teu Nego", a faixa "Saturno, Netuno e Plutão", que conta com participação do Marquynhos Sensação.

O Festival é idealizado pela Rede DoLadodeCá, que realiza ações de comunicação juntamente com grandes marcas como Seda e Kaiser, em comunidades de norte a sul do Brasil. Além disso, o portal doladodeca.com.br dá visibilidade para as iniciativas positivas que acontecem nas periferias.

[youtube]0G_KF_jmy-Y[/youtube]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »